sexta-feira, 10 de abril de 2020

TUDO SOBRE MEMES

Olá, querides alunes! Neste post, iremos aprender mais sobre memes: o que são, como surgiram, que tipos existem, quais os mais famosos e, claro, os memes da quarentena! Confira, comente, contribua!

O QUE SÃO MEMES???

O que são memes?


Thaís Stein
Thaís Stein
Bacharel em Publicidade e Propaganda
Na internet, a expressão “meme” é usada para se referir a qualquer informação que viralize, sendo copiada ou imitada na rede.
Geralmente esses memes são imagens, vídeos ou gifs de conteúdo engraçado, e que acabam se espalhando na internet por meio das redes sociais ou fóruns.
Uma das principais características do meme é que ele pode ser adaptado ou modificado dependendo da situação, e por causa disso ele acaba viralizando com facilidade.
Por exemplo, veja quatro variações do meme “ata”, que foi adaptado para contextos diferentes apenas alterando seu texto.
Meme ata mônica

De onde veio o termo "meme"

Meme é um termo usado originalmente na biologia. Ele foi introduzido pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins em 1976, em seu livro “O gene egoísta”.
A palavra foi usada porDawkins para descrever uma forma de propagação cultural. Assim como o gene tem a capacidade de repassar a informação genética de uma pessoa, o meme poderia se espalhar entre os individuos, propagando uma ideia ou comportamento.
A palavra meme vem do grego “mimema”, que significa “imitação, algo imitado.

Toda imagem engraçada é um meme?

Muitas pessoas acabam usando o termo meme para se referir a qualquer imagem engraçada que tenha algum texto por cima. Porém, esse tipo de imagem não se trata necessariamente de um meme, pois para que algo se torne um meme, é preciso que ele seja um padrão, repetido diversas vezes.
Ou seja, se a imagem fosse usada mais vezes, reproduzindo uma ideia e se espalhando na internet, ela poderia ser considerada um meme. Mas se for apenas uma brincadeira isolada, não.
E essa uma das características essenciais que difere meme de mene. Sim, mene!

Diferença entre Meme e Mene

Enquanto os memes possuem uma base que pode ser modificada e adaptada de acordo com o contexto, os menes são mais específicos.
Nos menes, a graça está no modo como o texto e a legenda dialogam com a imagem, geralmente de forma irônica ou usando algum trocadilho. E por isso, se algo fosse modificado, ele não faria mais sentido.
Além disso, para que você ache um mene engraçado, normalmente você tem que um conhecimento prévio do que a imagem se trata, ou de sua legenda.
Por exemplo, no mene abaixo, há um trocadilho entre o nome do bombom Ferrero Rocher e a profissão de Ferreiro. Se você não conhecesse o bombom, dificilmente iria achar graça.

Exemplos de memes famosos no Brasil

Confira alguns exemplos de memes engraçados que ficaram muito populares no Brasil.

Laranjo

Laranjo
Laranjo é um meme de uma laranja com rosto de humano, geralmente usado para reagir a comentários de forma irônica ou insultar pessoas. O meme surgiu por aqui em 2016 e até hoje continua sendo muito popular no Brasil.
A maior característica deste meme está na forma como as palavras são escritas, propositadamente erradas. Por exemplo, ao invés de falar "opinião" ele fala "opiniau”, ou "vose", no lugar de "você".
Veja mais memes do Laranjo.

Pikachu Surpreso

Pikachu surpreso
O meme do Pikachu surpreso surgiu em 2018, sendo usado para representar uma reação de espanto, só que de uma forma irônica.
Geralmente o texto que segue a imagem do Pikachu fala sobre alguma coisa que teria um resultado muito óbvio, mas quando ela acontece, a pessoa fica surpresa como se não tivesse a mínima ideia de que aquilo ocorreria.
meme pikachu
Veja mais memes do Pikachu Surpreso.

Barbie fascista

Barbie fascista
O meme da Barbie fascista se popularizou em 2018, e mostra a famosa boneca dando sua opinião sobre diversos assuntos políticos e sociais, como cotas, racismo, homofobia e direitos dos trabalhadores.
O meme ironiza a fala de pessoas privilegiadas na sociedade, que ignoram os problemas sociais, ou os banalizam. Para isso é usada a figura da Barbie, uma boneca branca, magra e heterossexual, em imagens onde ela ostenta uma vida de luxo.
Veja mais memes da Barbie Fascista.

Fique por dentro dos melhores memes

Agora que você já sabe o que eles são, acompanhe com a gente os melhores memes que circulam na internet. É só aqui clicar AQUI para ver todos os memes do site :)
Você também pode testar seus conhecimentos sobre zoeira e fazer nosso QUIZ sobre os melhores memes de 2019.
Ou se preferir, veja nossas listas sobre memes:
Conteúdo disponível em <https://www.dicionariopopular.com/meme/> Acesso em 10 Abr 2020






MEMES EM TEMPOS DE CORONAVIRUS



MEMES NA QUARENTENA



Conheça os diferentes tipos de memes e como eles surgiram na web

Criados em 2008, desenhos com frases engraçadas ganharam a internet

Like a Boss (Foto: Divulgação)
Sabe aquelas tirinhas engraçadas, com desenhos em preto e branco de bonequinhos toscos, que fazem sucesso na internet? Pois bem, elas são conhecidas como rage comics, e são criadas, na maior parte das vezes, de forma anônima, veiculando além de personagens - os chamados rage faces -, frases engraçadas. Na rede, eles atendem pelo nome de meme, que, aliás, ganharam um significado bem mais abrangente, segundo conta a jornalista Raquel Recuero, professora do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
“O conceito de meme, hoje usado popularmente para qualquer coisa na internet, na verdade é anterior, veio de um pesquisador chamado Richard Dawkins. Para ele, as ideias poderiam ser comparadas aos genes na sua reprodução e espalhamento. Existe toda uma área que é dedicada a esse estudo: a memética”, conta Raquel. Dawkins citou o termo meme, que é oriundo da palavra grega mimeme, significando algo que é imitado, pela primeira vez em 1976, no seu livro "O Gene Egoísta".
  •  
meme fffuuuu (Foto: Reprodução)
Como explica o estudante de engenharia Matheus Cardoso, autor do site Memetizando, para que algo se torne um meme, precisa se propagar rápido pela internet, seja uma foto, vídeo, frase, desenho, trecho de filme, entre outras coisas. De acordo com ele, tudo pode virar meme nas redes. “Meme é algo da 'moda', que está sendo repetido e falado por um grande número de pessoas. A internet é um excelente meio para que isso aconteça. Alguém, por exemplo, que em dado momento é completamente anônimo, pode se tornar um meme em questão de horas, dependendo da viralidade que tem, por exemplo, a propagação de um simples vídeo que a pessoa publique na internet”, explica Matheus.
Raquel (Foto: Divulgação)Raquel Recuero, professora de Comunicação da
UCPel (Foto: Divulgação)
Ele destaca como memes famosos as rage comics de personagens como o “okay face”, “troll face”, “yao ming” e o “fffffffuuuuuuuuuuuu”. Existem também os advice animals, que consistem em fotos de animais com frases que tenha a ver com o contexto da imagem. “Dentre os vídeos que se tornaram virais, atualmente, encabeçam a lista o clipe Gangnam Style, a dança de Harlem Shake, bem como o funk ‘ahh, lelek lek lek’, entre muitos outros”, lista Matheus.
Conforme conta Raquel, há uma cultura de transmissão de memes nas redes sociais, sendo que alguns, em especial, conseguem atingir tantas pessoas que são incorporados à cultura. “Isso parece ser mais comum com os memes que têm função humorística. Essa relação entre o meme e a propagação se dá também pelo capital social: as pessoas propagam coisas pensando que seus amigos vão gostar e que elas próprias vão ter visibilidade. É um valor social transmitir a ideia, pois implica em alguma reputação que quero conseguir para mim, de que sou uma pessoa bem-humorada, expert, ligada, etc.”, explica a professora.
Matheus Cardoso (Foto: Divulgação)Matheus Cardoso, autor do site Memetizando
(Foto: Divulgação)
Matheus lembra que os memes do tipo rage face surgiram em épocas distintas, em sites diferentes, ajudando a compor mais e mais as tirinhas de rage comics espalhadas pela internet. “A primeira rage comic surgiu em 2008, no site 4chan. Essa tirinha introduziu o "fffffffuuuuuuuuuuuu", que expressa raiva. Com ela, surgiram muitas tirinhas usando esse personagem, todas com uma história sobre algo que causa profunda irritação. Com o tempo, novos personagens foram surgindo e as rage comics passaram a retratar situações do dia a dia, ou até mesmo piadas”, afirma o estudante.
Um dos memes retratados no programa do Globo Universidade sobre a Campus Party é o “like a boss”. Matheus conta que o surgimento deste personagem aconteceu após o lançamento da música Like a Boss, do grupo The Lonely Island. “A música e o clipe fizeram tanto sucesso que a frase ‘like a boss’ passou a ser reproduzida por muitas pessoas na internet, com expressões do tipo: ‘estacionei like a boss’ e ‘cheguei atrasado like a boss’”, exemplifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Inglês para viajantes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *