sábado, 26 de abril de 2014

HISTÓRIAS DE TERROR OU POESIA? QUE TAL...TUDO JUNTO E MISTURADO?

TRABALHO PARA A QUARENTENA - 30/03/2020 (TURMA 80)
ELABORE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, POEMA, MÚSICA, OUTRA VERSÃO DO CONTO, LIVRO INFANTIL OU VÍDEO NO CELULAR  SOBRE O CONTO 'GATO PRETO' DE EDGAR ALLAN POE.

Quem leu o GATO PRETO, conhece um pouco sobre o autor norte-americano dessa história de terror e mistério, o EDGAR ALLAN POE. Ele escreveu um poema chamado "The Raven", em português quer dizer O Corvo, publicado pela primeira vez em 1845. Na versão original, o poeta se preocupou muito além em só contar uma história que rimasse, ele cuidou a sonoridade, métrica, para os versos terem o mesmo número de sílabas e sons que combinassem.
Mas como nem todo mundo manja de inglês, o poema foi traduzido para diversos idiomas, e quem traduziu colocou sua versão, seu estilo, porque é difícil combinar e rimar todas as palavras como no poema original.
Esse poema foi traduzido por grandes caras da literatura, entre eles o português Fernando Pessoa e o brasileiro Machado de Assis. E não parou por aí, o poema se transformou em prosa, em história em quadrinhos, vídeo de animação, filme de terror e até em música sertaneja. Tá duvidando? Então olha aí:

Ouçam o ator Vicent Price declamando o poema "O corvo":
The Raven

Agora veja a versão do Machado de Assis (tem como ouvir também): O Corvo - Machado de Assis

Encontrei essa versão em prosa, de Helder Rocha: Corvo em Prosa - Helder Rocha

Mas o mais bizarro (e sensacional) é esta versão de uma dupla sertaneja chamada "Conde e Drácula" que fez uma música também sobre esse poema:


Está achando tudo isso muito ultrapassado? Coisa antiga e de gente velha? Bom, tem os quadrinhos e o filme de 2012...Não é bem a história do poema, mas que é inspirado nas histórias do Edgar Allan Poe, trazendo referência a outras histórias do autor isso é bem claro. Para quem leu Gato Preto e O Corvo, vale a pena ler outro conto do Poe antes de assistir a esse filme, chamado "Os crimes da Rua Morgue".


O escritor Edgar Alan Poe (John Cusack) está na caça de um assassino serial que imita os crimes de seus contos e ainda sequestrou sua noiva Emily (Alice Eve). Para ajudá-lo na investigação, o detetive Emmet (Luke Evans) assume o caso e pretende dar um fim aos terríveis assassinatos, que são seguidos de charadas criadas pelo criminoso que desafia a inteligência do autor num jogo de gato e rato.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-170893/




E também tem esse desenho animado, também inspirado no poema:



Ah e tem a história em quadrinhos, criada pelo ilustrador mineiro Irrtum. Confira a matéria sobre esse material: Matéria

Vale-Ponto: Desafio de Paródia
Como vocês podem ver, a partir de um poema vocês podem recriar diversas versões. Chamamos isso de Paródia. O segredo é abrir a imaginação, ser criativo, sentir mais as palavras. Que tal você fazer sua versão do poema "O corvo"? Um gibi, um cordel ou até mesmo um filme no celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Inglês para viajantes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *