segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ESCRITORES DA LIBERDADE

TEMÁTICA – GÊNEROS TEXTUAIS

TEMAS RELACIONADOS AO
 FILME

vGRUPOS ÉTNICOS/ PRECONCEITO RACIAL;
vSUPERAÇÃO/ VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO;
vHOLOCAUSTO/ DIÁRIO DE ANNE FRANK;
  

PARA INÍCIO DE CONVERSA: O QUE É holocausto?


O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores. Segundo essa mesma ideia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que – segundo os etnólogos europeus do século XIX – tinham pele branca e deram origem à civilização europeia.
Dado o início da Segunda Guerra, o governo nazista criou campos de concentração onde os judeus e ciganos eram forçados a viver e trabalhar. Nos campos, os concentrados eram obrigados a trabalhar nas indústrias vitais para a sustentação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, os ocupantes dos campos viviam em condições insalubres, tinham péssima alimentação, sofriam torturas e eram utilizados como cobaias em experimentos científicos.


É importante lembrar que outros grupos sociais também foram perseguidos pelo regime nazista, por isso, foram levados aos campos de concentração. Os homossexuais, opositores políticos de Hitler, doentes mentais, pacifistas, eslavos e grupos religiosos, tais como as Testemunhas de Jeová, também sofreram com os horrores do Holocausto. Dessa forma, podemos evidenciar que o holocausto estendeu suas forças sobre todos aqueles grupos étnicos, sociais e religiosos que eram considerados uma ameaça ao governo de Adolf Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Inglês para viajantes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *