TRABALHO PARA A QUARENTENA - 30/03/2020 (TURMA 80)
ELABORE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, POEMA, MÚSICA, OUTRA VERSÃO DO CONTO, LIVRO INFANTIL OU VÍDEO NO CELULAR SOBRE O CONTO 'GATO PRETO' DE EDGAR ALLAN POE.
Mas como nem todo mundo manja de inglês, o poema foi traduzido para diversos idiomas, e quem traduziu colocou sua versão, seu estilo, porque é difícil combinar e rimar todas as palavras como no poema original.
Esse poema foi traduzido por grandes caras da literatura, entre eles o português Fernando Pessoa e o brasileiro Machado de Assis. E não parou por aí, o poema se transformou em prosa, em história em quadrinhos, vídeo de animação, filme de terror e até em música sertaneja. Tá duvidando? Então olha aí:
Ouçam o ator Vicent Price declamando o poema "O corvo":
Agora veja a versão do Machado de Assis (tem como ouvir também): O Corvo - Machado de Assis
Encontrei essa versão em prosa, de Helder Rocha: Corvo em Prosa - Helder Rocha
Mas o mais bizarro (e sensacional) é esta versão de uma dupla sertaneja chamada "Conde e Drácula" que fez uma música também sobre esse poema:
Está achando tudo isso muito ultrapassado? Coisa antiga e de gente velha? Bom, tem os quadrinhos e o filme de 2012...Não é bem a história do poema, mas que é inspirado nas histórias do Edgar Allan Poe, trazendo referência a outras histórias do autor isso é bem claro. Para quem leu Gato Preto e O Corvo, vale a pena ler outro conto do Poe antes de assistir a esse filme, chamado "Os crimes da Rua Morgue".

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-170893/
E também tem esse desenho animado, também inspirado no poema:
Ah e tem a história em quadrinhos, criada pelo ilustrador mineiro Irrtum. Confira a matéria sobre esse material: Matéria
Vale-Ponto: Desafio de Paródia
Como vocês podem ver, a partir de um poema vocês podem recriar diversas versões. Chamamos isso de Paródia. O segredo é abrir a imaginação, ser criativo, sentir mais as palavras. Que tal você fazer sua versão do poema "O corvo"? Um gibi, um cordel ou até mesmo um filme no celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário